Sobre
Da Famiglia Gasperin para a sua família
A marca AIDA surgiu no ano de 1949 e até hoje está presente na mesa dos consumidores. Inicialmente eram produzidos salames, copas e linguiças, além da venda das carnes in natura, mas com a constante mudança no mercado a Aida teve que se modernizar e diversificar. Novos itens passaram a fazer parte do portfólio da Aida, como presuntos, mortadelas e salsichas. A empresa faz a aquisição de modernos maquinários e é a pioneira em fatiar produtos em escala industrial, seus colaboradores participam de cursos profissionalizantes e um rígido setor de qualidade passa a monitorar cada etapa da produção.
Hoje, a Aida Alimentos produz uma LINHA PREMIUM, desenvolvida para atender um consumidor cada vez mais exigente e atento à qualidade de vida. Produtos saudáveis, saborosos e funcionais, elaborados com o cuidado artesanal que caracterizam a marca. As embalagens são menores e práticas refletindo a realidade das novas estruturas familiares. Todos os produtos que levam o selo Aida são garantia de qualidade, pois carregam o amor e o cuidado em cada etapa do processo.
Da Itália para o Brasil a Aida mantém viva até hoje a arte da verdadeira charcutaria.
Linha do tempo

1922
Sr. Ernesto Bortolo Gasperin e sua esposa, Sra. Rita Dalla Chiesa Gasperin, dão início à atividade de fabricação de derivados de suínos e bovinos. Dois anos depois, a família construiu o primeiro prédio, na região central de Vila Isabel (hoje Bento Gonçalves) e é adquirido o primeiro moedor de carne manual, que logo é adaptado para funcionar através de um motor a gasolina.

1928
Sr. Ernesto ganha duas medalhas de ouro na Grande Exposição Feira Comercial, Industrial e Agropecuária, em Porto Alegre. Os prêmios conquistados pelo Salame Tipo Italiano Aida e o Sabão Alba fazem com que os produtos sejam comercializados em municípios vizinhos.

1937
Sr. Ernesto ganha duas medalhas de ouro na Grande Exposição Feira Comercial, Industrial e Agropecuária, em Porto Alegre. Os prêmios conquistados pelo Salame Tipo Italiano Aida e o Sabão Alba fazem com que os produtos sejam comercializados em municípios vizinhos.

1945
A empresa amplia sua estrutura para dar conta do volume de produção exigido pelo mercado. Os negócios prosperam, a linha de curados ganha novos mercados e a banha continua sendo essencial na rotina das famílias.

1950
O abate de suínos e bovinos é ampliado com a construção de um moderno matadouro e a pequena fábrica começa a se tornar uma indústria em franco desenvolvimento. Os produtos Aida já chegam até nas regiões mais distantes do Rio Grande do Sul.

1960
A Aida teve que se adaptar às novas tendências com o advento da geladeira, que resultou na diminuição do consumo da banha. Assim, a empresa começa a produzir uma gama maior de produtos. A terceira geração da família (Sr. Ernesto, Sr. Mauro Francisco e Sr. Luiz Bernardo) inicia nas atividades administrativas.

1970
A Aida é a pioneira no Rio Grande do Sul a entregar para seus clientes produtos fatiados, em embalagens de 1 ou 2 Kg, fabricados através de uma fatiadeira industrial importada. Logo após, a concorrência também adere ao método de produção.

1980
A década das modernizações. Em 1985, a empresa monta um laboratório para dar suporte, qualificação e segurança aos produtos fabricados. Um ano depois, a nova geração moderniza o parque fabril através da aquisição de um conjunto de máquinas italianas e convênios com instituições para valorização o capital humano.

1990
A Aida atende aos desejos dos consumidores e começa um trabalho de suavização da sua linha de produtos, de acordo com o paladar das novas gerações. Também se diminui o tamanho das embalagens e a quarta geração da família (Janaína e Mariana Gasperin) se prepara para dar continuidade aos negócios.

2000
Para se adaptar às tendências de mercado, a Aida lança uma linha de produtos “light”, com baixo teor de gordura e sal. Com a nova geração adaptada à cultura da empresa, as embalagens passam por mudanças, principalmente na apresentação visual, através da construção de um layout mais clean, que responde às tendências de mercado.