Sobre

Da Famiglia Gasperin para a sua família

Honestidade, cuidado, qualidade e trabalho sério. Esses valores são passados de geração a geração, há mais de 90 anos, a todos que fazem parte desta família. Vindos da Itália, da região do Vêneto, a Família Gasperin encontrou em Bento Gonçalves a oportunidade de dar continuidade ao negócio que já era tradicional em sua terra natal: transformar os alimentos.

Hoje a Aida conta com uma ampla linha de produtos diferenciados, com baixo teor de gordura, sal e probióticos, pois entende que o mais importante na vida dos seus clientes é o bem-estar e a qualidade de vida.

Por isso, a Aida é uma empresa de tradição, que sempre manteve os olhos no futuro, e há muito tempo conta com laboratório próprio, onde são feitas análises semanais microbiológicos e controle constante. Todos os produtos que levam o selo Aida são garantia de qualidade, porque carregam o amor e o cuidado no processo em cada etapa.

Família, coletividade, respeito e tradição são os pilares de nossa empresa. A Aida sempre priorizou as boas ideias e a valorização das pessoas, sem jamais esquecer seus valores.

Vamos seguir sendo esta empresa que você sempre pode confiar.

Aida, de família para família.

Linha do tempo

1922

Sr. Ernesto Bortolo Gasperin e sua esposa, Sra. Rita Dalla Chiesa Gasperin, dão início à atividade de fabricação de derivados de suínos e bovinos. Dois anos depois, a família construiu o primeiro prédio, na região central de Vila Isabel (hoje Bento Gonçalves) e é adquirido o primeiro moedor de carne manual, que logo é adaptado para funcionar através de um motor a gasolina.

1928

Sr. Ernesto ganha duas medalhas de ouro na Grande Exposição Feira Comercial, Industrial e Agropecuária, em Porto Alegre. Os prêmios conquistados pelo Salame Tipo Italiano Aida e o Sabão Alba fazem com que os produtos sejam comercializados em municípios vizinhos.

1937

Sr. Ernesto ganha duas medalhas de ouro na Grande Exposição Feira Comercial, Industrial e Agropecuária, em Porto Alegre. Os prêmios conquistados pelo Salame Tipo Italiano Aida e o Sabão Alba fazem com que os produtos sejam comercializados em municípios vizinhos.

1945

A empresa amplia sua estrutura para dar conta do volume de produção exigido pelo mercado. Os negócios prosperam, a linha de curados ganha novos mercados e a banha continua sendo essencial na rotina das famílias.

1950

O abate de suínos e bovinos é ampliado com a construção de um moderno matadouro e a pequena fábrica começa a se tornar uma indústria em franco desenvolvimento. Os produtos Aida já chegam até nas regiões mais distantes do Rio Grande do Sul.

1960

A Aida teve que se adaptar às novas tendências com o advento da geladeira, que resultou na diminuição do consumo da banha. Assim, a empresa começa a produzir uma gama maior de produtos. A terceira geração da família (Sr. Ernesto, Sr. Mauro Francisco e Sr. Luiz Bernardo) inicia nas atividades administrativas.

1970

A Aida é a pioneira no Rio Grande do Sul a entregar para seus clientes produtos fatiados, em embalagens de 1 ou 2 Kg, fabricados através de uma fatiadeira industrial importada. Logo após, a concorrência também adere ao método de produção.

1980

A década das modernizações. Em 1985, a empresa monta um laboratório para dar suporte, qualificação e segurança aos produtos fabricados. Um ano depois, a nova geração moderniza o parque fabril através da aquisição de um conjunto de máquinas italianas e convênios com instituições para valorização o capital humano.

1990

A Aida atende aos desejos dos consumidores e começa um trabalho de suavização da sua linha de produtos, de acordo com o paladar das novas gerações. Também se diminui o tamanho das embalagens e a quarta geração da família (Janaína e Mariana Gasperin) se prepara para dar continuidade aos negócios.

2000

Para se adaptar às tendências de mercado, a Aida lança uma linha de produtos “light”, com baixo teor de gordura e sal. Com a nova geração adaptada à cultura da empresa, as embalagens passam por mudanças, principalmente na apresentação visual, através da construção de um layout mais clean, que responde às tendências de mercado.